segunda-feira, 7 de setembro de 2009

do cinema são jorge


Foi inaugurado em 1950 e no ano seguinte deram-lhe um prémio de arquitectura,mas para mim existe desde algures nos anos 80 com uma festa no início de Dezembro a um sábado pela manhã. Um brinquedo antigo deixado na árvore de natal e um filme na sala grande inaugurava a quadra natalícia.Voltava regularmente mais próximo do dia 25, mas desta vez quem recebia a prenda era eu e o filme a ver era, muitas vezes, o mesmo. Um ano até foi minha a fotografia que saiu no jornal a deixar os meus brinquedos para outro puto - o que custava! - sabendo que daí a umas semanas já nem me lembraria de os ter oferecido. Voltei cada ano até deixar de ter idade, não para ir ao cinema, mas para receber prendas. Acho que foi pelos 12 anos. Entretanto passou a ser uma das minhas salas, não me lembro do último filme que lá vi, mas lembro-me de american beauty, good bye lenine e de irreversible. Ainda hoje não me apercebo que fechou - como aquelas pessoas que nunca temos a certeza se já morreram ou não - e percebendo exactamente as razões porque todos os meus cinemas - o são jorge, o quarteto, o condes - estão lentamente a fechar, não consigo aceita-las.
O são Jorge está numa zona privilegiada de Lisboa -onde se pode ir ver um filmezinho antes de seguir pela noite -tem umas belas três salas e uma ainda melhor varanda. Tem um charme do caraças e é daqueles sítios onde dá prazer combinar para ir ao cinema. À falta de cinema comercial, devia ser aproveitado para re-runs e à falta - ainda - de vontade para isso, há que fazer festivais de cinema todos os meses. Dar uso ao São Jorge - mais do que uma vontade - é um dever.

1 comentário:

Menina Limão disse...

Estive no São Jorge nas minhas mini-férias em Lisboa, a tirar fotografias no WC. Por favor, não digas a ninguém.

Enganados