terça-feira, 27 de outubro de 2009

barcelona suburbana pt. 2

Numa linha - que por razões que não são para aqui chamadas - onde faço viagens de ida e volta três vezes por semana assisti hoje, a dois metros de distância, a um espancamento.
A qualquer um dos três intervenientes não me daria prazer algum encontrar num beco escuro, mas não me deixo de sentir repugnada com a europa que se constrói a dois metros de mim.
Dois seguranças que vejo regularmente - nas tais viagens para cá e para lá três vezes por semana - e que nunca me dirigiram a palavra, pediam hoje o bilhete a alguém. Na minha ignorância de "europeia de primeira" apressei-me a sacar o meu próprio bilhete com algum receio de estar em falta (ainda não tenho bem noção dos limites das zonas).
Obviamente o meu bilhete não foi controlado. Tê-lo-ia percebido mais cedo não estivesse a ler e tivesse reparado que quem emitia a ordem não era um pica mas um par de seguranças, Teria percebido então que a interpelação não era um verdadeiro controle de cumprimento das regras, mas uma desculpa para pedir-lhe a identificação e poupado a trabalheira de procurar o bilhete e desviar-me do parágrafo.
A conversa foi subindo de tom e passou rapidamente do bilhete ao cacetete quando o romeno se tentou escapar das algemas. A carruagem emudeceu e continuava eu com o bilhete em riste.
Saíram imediatamente os três na paragem seguinte onde provavelmente ainda estarão a representar o segundo acto. Mais dois ou três bastões e talvez mais um romeno recambiado.
Hoje tenho um bocadinho mais de vergonha de ser europeia.

5 comentários:

Anónimo disse...

E infelizmente o que se faz numa altura dessas? Nada, com medo de represália. Tenho vergonha de mim, se um dia me deparar com uma situação constrangedora e nao disser nada. Mas infelizmente o medo ou a vergonha, acho que me vão fazer petrificar.

Beijinhos grds.

Sea.

teenage riot disse...

Foi tão rápido que nem deu tempo de reacção. só na paragem seguinte é que me dei conta exactamente do que tinha passado.

Anónimo disse...

Imagino a sensação...Beijinhos grds.

Sea.

Anónimo disse...

Quase sem comentários...a não ser que qualquer dia não sabemos o que é a europa, que já tenho de escrever com letra pequena.

Maria Bouza disse...

sabias que até há insentivos monetários para apanhar ilegais???
é horrivel!!

Enganados